Macajubenses são vítimas de golpes aplicados pelo WhatsApp; saiba como se proteger

Ouvir matéria

O golpe é velho, porém muitas pessoas ainda acabam caindo sem saber que se trata de golpistas se passando pela pessoa que pede a ajuda

Golpes pelo WhatsApp fazem vítimas em Macajuba | Foto: Print do WhatsApp

Ultimamente muitos macajubenses têm sido vítimas de golpe pelo WhatsApp, mas como é que funciona? A exemplo do print acima, o golpista que acabou de aplicar o mesmo golpe em um de seus contatos da agenda, envia mensagem para uma série de contatos salvos na agenda da vítima, pedindo um favor, inicialmente você acha que se trata de um pedido normal, e aceita ajudar, ai vem a segunda mensagem onde o golpista simula que tem algum problema no aplicativo, e pede para cadastrar o seu número como contato de emergência, você até aceita, mas aí vem o golpe, chega no seu aparelho uma mensagem de texto SMS, onde vem com o código, ou do seu WhatsApp ou da sua conta google, após acessar esse código, o golpista consegue acessar o seu WhatsApp, ou até sua conta google, que é pior ainda, onde o golpista consegue ter controle do seu aparelho celular.

Três vítimas macajubense sofreram com este golpe, um contato de confiança enviou uma mensagem de texto para eles, pedindo ajuda, onde acabaram fornecendo o código de acesso, e assim que fornecido, os golpistas conseguem acessar a conta do banco e retirar valores, assim como aconteceu com uma das vítimas, e logo após eles resetaram o aparelho, mesmo a distância.

Se você receber mensagem de algum contato, mesmo que de confiança, pedindo ajuda, ou que trocou de número, ligue rapidamente para a pessoa que entrou em contato, para saber se realmente se trata do pedido de ajuda solicitada pelo WhatsApp, e nunca em hipótese alguma forneça códigos recebidos em seu celular, é através desses códigos que os bandidos conseguem infelizmente acessar dados pessoais seus.

Outro tipo de golpe recorrente, é o compartilhamento de links não confiáveis, que prometem pagar tal benefício, e para receber solicitam que você compartilhe para outras pessoas e também pague uma taxa para sacar. Isso nunca existiu, nada é de graça, ponha isto na sua mente.

Mais uma vez, seja cuidadoso, não forneça códigos, e-mails, senhas, e nem compartilhe links que promete benefícios, pois são todos falsos.

Da Redação | Blog da Laisy

Faça seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem